Apresentação RBHCS N. 20

Denize Terezinha Leal Freitas, Fabiano Quadros Rückert, José Carlos da Silva Cardozo, Jonathan Fachini da Silva, Tiago da Silva Cesar

Resumo


Apresentação do Volume 10 Número 20 da

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais

 

 

A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS – tem a imensa satisfação de trazer ao público acadêmico sua nova edição. A edição número 20 da RBHCS apresenta continuidade temático com o dossiê anterior intitulado “Protagonismos indígenas em diferentes tempos e espaços: diálogos entre História & Ciências Sociais” igualmente organizado pelo Prof. Dr. Giovani José da Silva (UNIFAP) e a Profª. Drª. Izabel Missagia de Mattos (UFRRJ). No presente volume titulado “Protagonismos indígenas: diálogos entre História & Ciências Sociais em diferentes tempos e espaços contemporâneos”, são discutidos temas referente ao protagonismo indígena em diferentes espaços do território nacional e mesmo internacional no período mais recente de nossa história. Dentre os assuntos tratados, o movimento indígena frente a Constituinte de 1988 e as discussões em torno das leis indigenistas foram recorrentes, matérias de suma importância para a agenda de antropólogos, sociólogos, historiadores e mesmo pesquisadores de outras áreas.

            É significativa a imagem reproduzida na capa desta edição em que lideranças indígenas se fizeram presentes durante as discussões e negociações referente ao capítulo dos índios na Constituinte de 1988[1]. Muito embora já estejamos ultrapassando os 30 anos de nossa Carta Magna, a imagem se mantém viva, a luta por cidadania e direitos dos povos tradicionais é uma constante. Em nosso presente, ainda com novos desafios, visto os rumos políticos que nos aguardam nos próximos anos, há a tendência a invisibilização e desarticulação das políticas de proteção aos povos indígenas já estabelecidas. Nesse sentido, os dois volumes de 2018 da RBHCS, além de excelentes resultados de pesquisa, são um material rico para reflexão e discussão sobre os protagonismos indígenas no passado e no presente, bagagem indispensável para os desafios na contemporaneidade.

            Além do dossiê, a atual edição apresenta também a sessão de temática livre com cinco artigos na área da História e da Ciência Política e uma resenha. Frente a essa diversidade, a presente edição atinge a meta de nosso escopo editorial, mantendo-se um periódico multidisciplinar, que busca fomentar o diálogo às diversas áreas do conhecimento com base na teoria social.

 

A todos e todas desejamos uma boa leitura!

 

Verão de 2018

 

 

Editores da RBHCS

 

Profa. Denize Terezinha Leal Freitas (UNIPAMPA/SEDUC-RS)

Prof. Fabiano Quadros Rückert (UFMS)

Prof. José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Prof. Jonathan Fachini da Silva (UNISINOS/UFPEL)

Prof. Tiago da Silva Cesar (UNICAP)


[1]Os editores e os organizadores agradecem a concessão dos direitos de uso da imagem do autor Beto Ricardo e a formalização dos trâmites por Claudio Tavares, ambos do Instituto Sociambiental (ISA).


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.523

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS

Qualis Capes B1 - A Nacional

ISSN 2175-3423

Desde 07 de março de 2009 

Programa de Pós-Graduação em História

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 

A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais utiliza  Licença Creative Commons Attribution 4.0

Creative Commons License

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia