Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas

Autores

  • Jackson Ronie Sá-Silva UEMA
  • Cristóvão Domingos de Almeida UFRGS
  • Joel Felipe Guindani UNISINOS

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental. Ao fazermos essa exposição pública, por meio de ensaio bibliográfico, queremos provocar o debate sobre a utilização desse procedimento no cotidiano das pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores. Primeiramente, conceituamos a pesquisa documental, apresentando as similaridades e diferenças entre esta e a pesquisa bibliográfica, para, em seguida, discutirmos o conceito de documento. Na seqüência, abordamos os critérios metodológicos de pré-análise do documento escrito e, por fim, apresentamos as etapas da análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, UEMA

Professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS).

Cristóvão Domingos de Almeida, UFRGS

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista CAPES.

Joel Felipe Guindani, UNISINOS

Mestrando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) e bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2009-07-07

Como Citar

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D. de, & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 1(1). Recuperado de https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/10351